ESTUDO:OLHA PARA O CÉU E CONTA AS ESTRELAS



                                        

Texto Bíblico: Gn 15.1-6

INTRODUÇÃO: Depois de uma série de acontecimentos imprevistos e ruins na vida de Abraão, Deus mais uma vez renovou com ele as suas promessas. Nós também estamos enfrentando uma série de lutas e problemas, mas há uma garantia de Deus que as coisas vão mudar, que Suas promessas e Sua aliança conosco permanece para sempre. Vamos olhar para frente. Vamos aprender a caminhar na vida. Não devemos ficar presos e agarrados ao passado. Depois destes acontecimentos, Deus vai falar conosco. Tem coisa nova e melhor chegando. Vamos aprender a virar a página. Tem gente que depois de problemas como desemprego, crise financeira, crise conjugal, doença etc. fica amarga, se revolta contra Deus, foge da igreja. Depois de uma série de problemas, Deus mandou Abraão levantar a cabeça e contar as estrelas.

I. A PRESENÇA DE DEUS ANTES, DURANTE E DEPOIS DO PROBLEMA – V. 1
1. Depois destes acontecimentos, Deus vai falar com você!Depois desses acontecimentos, Deus vai se manifestar. Depois destes acontecimentos, Deus tem uma palavra específica. Deus falou com Abraão, não foi com Ló nem com Sara. Deus tem uma palavra para cada um de nós. Essa é uma palavra específica: vitória. Deus se revela a quem dá ouvidos à Sua voz.

2. Essa Palavra revela 3 coisas:

a) Revela o cuidado de Deus. “Não temas”.Você não tem que temer. O nosso cuidado é descansar em Deus. Para cada dia Deus tem uma palavra de vitória para nós. Tem muita gente na igreja atormentada que vive sem descansar na proteção, provisão e livramento de Deus.

b) Revela proteção de Deus. Deus é nosso escudo. Ele nos cerca por todos os lados. Nossas vidas estão nas mãos do Deus vivo. Não precisamos temer o diabo, nem o mundo. Quem tocar em você mexe com Deus. Deus é o seu Pai. Ai de quem tentar mexer na sua vida, meu irmão. Ai de quem tentar por a mão em você. Você é propriedade exclusiva do Senhor. Ninguém pode tocar em você. Deus é o seu escudo.
c) Revela que servimos ao Deus de vitória. Nosso galardão será sobremodo grande. Deus tem uma bênção grande, uma batalha grande, uma vitória grande.Aqueles que esperam com paciência recebem a bênção do Senhor. Deus galardoa. E esse galardão é muito grande. Nenhum olho viu nem ouvido ouviu o que Deus preparou para você. Você é filho, herdeiro, vitorioso. Sua herança é gloriosa. Apesar de todos os acontecimentos, você é muito abençoado.

 II. A LIMITAÇÃO HUMANA – V. 2,3
1. Abraão colocou barreiras para o sobrenatural prometido por Deus. Deus prometeu, mas ele não creu. Os fatos eram muito reais: ele não tinha filhos e decidiu que seu herdeiro seria Eliezer, seu empregado. Muitas vezes agimos assim: Deus nos promete vitória e nós apresentamos os fatos humanos: estou sozinho, não tenho filhos, não tenho sonhos, não tenho mais projetos de vida. Prá que essa herança toda? Nossa atitude incrédula revela a limitação e as imperfeições humanas. Em nome de Jesus, vença a sua limitação. Enfrente seus medos interiores. Ouse crer na palavra de Deus. Não olhe as circunstâncias (não tem gente, não tenho dinheiro, não dá, não consigo ver minha família na Igreja, não consigo ver meu cônjuge mudado, não vai dar etc.). Quantas limitações já colocamos diante de Deus! Agindo dessa forma, limitamos Deus.

2. Como Deus trata esse problema da limitação, v. 4-5

a) Deus remove as limitações. Deus conduz para fora. Abraão estava dentro de uma tenda. Ele estava cerca por paredes de pano. Ele olhava para o chão. A visão dele estava limitada por aquela circunstância. Às vezes, você olha e só vê problema. Então, Deus precisa você pela mão e tirar você da sua tenda.

b) Deus manda levantar a cabeça. Abraão saiu da tenda e não ficou olhando para baixo. Ele olhou para o céu. Abra os seus olhos espirituais. Erga a cabeça. Você vai ver que o seu problema não é tão grande como você pensava. Deus é maior do que tudo. 

c) Deus manda Abraão começar a contar estrelas. Comece a contar as estrelas. Você nunca vai conseguir contar o que Deus vai fazer na sua vida. Deus vai fazer muito mais do que sua capacidade de receber. Sai da sua tenda. Comece você também a contar as estrelas. Assim será a sua descendência. Deus vai fazer você multiplicar. Deus vai lhe dar vitórias maiores do que sua capacidade de entender. Abraão estava acostumado a viver dentro de tenda. Sai da sua tenda.  Creia na vitória de Deus. Creia na possibilidade de Deus fazer coisas grandes. Creia na possibilidade dessa igreja crescer. Creia na salvação de sua casa. Creia na prosperidade dos seus filhos. Volte a contar as estrelas. Ore por algo grande. Ore por um milagre. Conte suas estrelas. 

III. ABRAÃO CREU EM DEUS E ISSO FOI IMPUTADO PARA JUSTIÇA
1. Abraão creu em Deus

a) Ele já era muito velho, ele não podia mais ser pai. Sara já era idosa e estéril. Mas para Deus não há impossíveis. Ele chama à existência as coisas que não existem. Abraão esperou contra a esperança. Ele creu no impossível.

b) Abraão venceu seus limites. Ele saiu da tenda. Ele saiu da incredulidade. Ele transportou o seu monte. Ele viu o invisível. Nada é impossível ao que crê. O segredo da vida de Abraão, é que ele creu em Deus incondicionalmente.
c) Abraão saiu dos 99 anos sem ter um filho e aos 100 anos ele tornou-se pai de uma grande nação. Deixe de olhar os seus problemas. Comece a olhar para Deus. Ele é maior do que os seus problemas. Se você crer, vai ver o deserto se transformando num manancial. Ele vai transformar sua dor em fonte de consolo. Tudo é possível ao que crê.

2. A fé lhe foi imputada para justiça

a) Deus vai justificar você. Vai perdoar seus pecados. Você vai ser aceito pelo Pai. Vai ser perdoado. Você terá a justiça de Cristo depositada na sua conta. Você será vencedor na terra e aceito no céu.
b) Deus vai quebrar os seus limites – Você vai crer na Palavra de Deus. E as promessas de Deus vão se cumprir na sua vida. Seu corpo vai ser fortalecido. Sua cabeça vai se levantar. Você não vai mais olhar para os problemas, mas para o céu.

c) Deus vai ter dar um nome ânimo. Talvez você esteja amargurado, pensando que as coisas não acontecem na sua vida. Sai da sua tenda e comece a contar estrelas. Talvez você ainda esteja desanimado, triste, decepcionado, frustrado com a igreja, com o ministério, com o trabalho. Mas ainda na velhice você vai dar fruto. Você vai sair da sua tenda. Vai contar estrelas.

d) Deus dá sempre um final feliz para aquele que crê. Depois destes acontecimentos: mentira, fome, brigas, divisões na família, decepção, traição, frustração: um novo horizonte está surgindo. O projeto de Deus é maior do que o seu. Levante a cabeça e dê um passo de fé para vencer suas dificuldades. Sai da sua tenda e saia desse quartinho, da cama, da prostração, da murmuração. Não olhe para o passado. Olha pra cima. Seu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.

CONCLUSÃO: Nesta noite, pelo Espírito Santo, Deus quer ensinar você a contar estrelas e a conceber coisas novas para sua vida. Deus vai conduzir você em triunfo. Você vai ser pai de uma grande descendência, muitos filhos espirituais. Um tempo novo está surgindo na sua vida. A vitória é sua pela fé, em nome de Jesus! Quero convidar os líderes e membros da Igreja Betel para sairmos juntos e contarmos nossas estrelas. O que Deus tem para essa Igreja é muito grande, são bênçãos que serão maiores que nossa capacidade de contar. Os ventos do crescimento da Igreja e da sua vida já estão soprando. Vamos crer no impossível de Deus. Então, sai da sua tenda e comece a contar estrelas em nome de Jesus!
SOLI DEO GLORIA.

.

b)






a)







a) D

3 comentários:

Unknown disse...

Bênção

Unknown disse...

Gênesis 15:12

"Ao pôr do sol..

Por acaso poderia ter Deus mandado ele contar as estrelas de dia ?

Ver.6
Ele creu.. sem ver as estrelas ou vendo elas ? Só uma questão que poderia ter duas visões diferentes

Aline Mazucanti disse...

eu busquei essa passagem porque li exatamente assim, depois que uma irmã me apontou esse detalhe. Impressiona qualquer das interpretações. O simples detalhe onde ele diz " se é que podes" ja dá a leitura de que se fosse noite, não conseguiria contar, e sendo dia também não, mas nessa última circunstância dimensiona quão grande era a fé de Abraão. Maravilhoso!

Postar um comentário