ESTUDOS BÍBLICOS - O QUE FAZER QUANDO DEUS BLOQUEIA UM CAMINHO ?

Texto Bíblico: Rm 15.23-29

Introdução: A vida nos mostra que pouca gente sabe lidar com as frustrações. A grande verdade é que não sabemos agir quando não conseguimos seguir um caminho planejado; não sabemos agir quando precisamos adiar um projeto ou um sonho; quando estamos com pressa e precisamos seguir por um caminho mais longo e, ainda, o mais difícil quando aparentemente não conseguimos chegar ao nosso destino. O incansável apóstolo Paulo fez muitos planos para chegar à Roma passando pela Espanha, mas o Senhor nunca o permitiu e bloqueou o seu caminho.Para Deus Roma era o caminho de Paulo e era em Roma que ele seria usada poderosamente. Paulo nunca chegou até a Espanha, mas seguiu o caminho de Deus. Vejamos o que podemos aprender com mais este fato da vida deste grande homem de Deus.
1. UM HOMEM QUE TINHA UMA AGENDA MISSIONÁRIA
a) Ele queria visitar os irmãos em Roma.
b) Esperou por esta oportunidade cerca de 25 anos.
c) Paulo não permanecia num lugar onde a sua presença já não era necessária.
d) Não se acomodava ao cumprir uma tarefa, mas partia para outra.
e) Ele estava sempre em busca de novos desafios.
f) É um exemplo para nós. Há sempre um desafio à frente para ser conquistado.
2. OS PLANOS DE PAULO INCLUIAM UMA VIAGEM À ROMA PASSANDO PELA ESPANHA
a) Ele estava sempre voltado para o mundo.
b) Não desperdiçava talentos nem tempo.
c) No entanto, esse sonho nunca se realizou. O caminho para a Espanha foi bloqueado.
d) Em vez de chegar à Roma como cidadão romano, seguiu como prisioneiro.
e) Para lidar com esse tipo de situação, precisamos ter em mente que o Senhor é quem dirige nossos passos, ainda que o caminho esteja bloqueado.
f) Quando isso acontecer, devemos entender a soberania de Deus.
3. UM CAMINHO BLOQUEADO NÃO SIGNIFICA UMA VIDA BLOQUEADA
a) A vida vitoriosa está acima dos acidentes de percurso que acontecem em cada esquina.
b) Há pessoas que se deixam dominar pela raiva, pelo ódio e pela amargura quando não conseguem chegar à sua “Espanha”.
c) Paulo não se deixou bloquear. Não permitiu que a fraqueza, o desespero nem o medo dominassem seu Espírito. Ele sabia que Deus estava no controle absoluto de tudo.
d) Os bloqueios em nossos caminhos não podem ter força para bloquear o curso da nossa existência. Ninguém pode impedir a ação de Deus.
4. UM CAMINHO BLOQUEADO NÃO PODE DESTRUIR TODA UMA VIDA
a) “Tudo de errado acontece comigo”.
b) ”Eu corri, me esforcei, dei o meu sangue e no final deu tudo errado”.
c“Por que Deus não me deu isso? Eu queria tanto, pedi tanto!”.
d) “investi tudo o que eu tinha e nada deu certo”.
e) O sentimento de ter sido injustiçado pode levar uma pessoa a sentir pena de si mesma. Muita gente não consegue sentir a alegria do Senhor na vida porque age como se fosse uma vítima do próprio Deus.
f) A autopiedade é capaz de causar sérios prejuízos à vida espiritual de um servo de Deus e prejudicar a fé, a esperança e o entusiasmo.
g) Quando Ágabo profetizou os perigos e sofrimentos de Paulo em Jerusalém caso ele viajasse para lá, ele poderia ter se lamentado e desistido da viagem. Afinal de contas, se ele estava fazendo a obra, porque tantos bloqueios, dificuldades e sofrimentos na sua vida?Por que Deus não o protegia facilitando as coisas? Paulo, no entanto, reafirmou que estava disposto a qualquer sacrifício pelo evangelho de Cristo, At 21.10-14.
h) Quando temos nossos caminhos bloqueados, somos tentados a pensar que não estamos no centro da vontade de Deus. Mas na verdade isso acontece porque não aceitamos o caminho de Deus, que é o caminho da Sua Soberania.
i) As vezes as pessoas me perguntam: “Rev. Dionildo, por que Deus não deu ainda a sede da Igreja de Copacabana? Muitos alguns deles amigos sinceros e queridos, não esperam sequer eu responder e já vão dando as suas respostas:
• O senhor não tem orado o suficiente;
• O senhor não evangeliza;
• A culpa é sua, pois se o Senhor fosse assim ou assado já teríamos um lugar nosso;
• O senhor prega muito forte e isso afasta as pessoas;
• Só pode ter algo errado;
• Etc, etc.
j) São pessoas queridas que querem ver a Igreja avançar, mas não conseguem perceber o quanto ela já avançou e pelo caminho que Deus traçou. Eu costumo não responder, porque sei que se até hoje todos os caminhos que tentei foram bloqueados por Deus, isso significa que há um outro caminho maior, melhor e superior. Se tenho servido ao Senhor na sinceridade do meu coração, poderemos não chegar à Espanha, mas o destino Roma é um caminho profético de Deus. Mas isso não significa que estou desanimado. Nosso lugar em Copacabana foi prometido por Deus e ele vai cumprir a Sua Palavra e a Sua promessa. A hora está chegando!
h) O evangelho não é um muro de lamentações, mas o poder de Deus para todo o que crê. Em nome do Senhor Jesus eu admoesto você a não viver os fracassos e as frustrações. Deus é um Deus vivo e está no controle de tudo. Se você não conseguiu chegar hoje, poderá chegar amanhã; e se não conseguir chegar nem hoje e nem amanhã, Deus tem um outro destino melhor para a sua vida. Não se deixe dominar pela autopiedade, não tenha pena de si mesmo jamais.
5. NÃO DESISTA DA VIAGEM MESMO SE O CAMINHO ESTIVER BLOQUEADO
a) É sempre mais fácil voltar, é mais fácil desistir, dar meia volta voltar à antiga vida e continuar a viver um fracasso permanente.
b) O maior desperdício é desistir dos sonhos e dos projetos de vida. Nossos sonhos serão sempre projetos de Deus pelos caminhos de Deus. Deus fez um investimento em nossas vidas e nós não podemos abrir mão dele. Algumas coisas não vão acontecer; alguns caminhos serão bloqueados; outros serão modificados. Mesmo assim, qualquer caminho de Deus é sempre um caminho melhor e superior. Não desanime jamais diante dos bloqueios da vida. A vitória sempre virá com certeza porque Deus é fiel.
c) Alguma coisa fora dos planos de Deus poderia ter acontecido na Espanha. Deus sabendo de tudo isso, não permitiu a Paulo passar por aquele lugar. O destino dele era Roma e foi em Roma que ele, mesmo prisioneiro e condenado ministrou a milhares de pessoas conforme Deus havia determinado. Há um tempo de Deus, uma hora de Deus e um lugar escolhido por Deus e há um povo a quem Ele deseja se revelar através do Evangelho. Não era a Espanha, era Roma. Vamos para Roma então, em nome de Jesus!
6. PAULO NÃO CHEGOU À ESPANHA, MAS FEZ A VONTADE DE DEUS
a) Ao perceber que não chegaria á Espanha, Paulo não se sentiu derrotado. Ele aceitou o caminho de Deus. É maravilhoso estar no centro da vontade de Deus.
b) Em Roma, como prisioneiro (estar como prisioneiro era a vontade de Deus, era cumprimento de uma palavra dada a Ananias por ocasião da conversão de Paulo, At
c) Mesmo na prisão ele jamais se deixou abater. Suas cartas mais alegres foram escritas na prisão e o seu testemunho mais ungido também foi dado na prisão.
d) A glória e a majestade de Deus precisam estar presentes nas nossas vidas e no caminho que Ele traçou para todos nós.
Conclusão: Se você não conseguiu chegar à sua Espanha, não desista, não abandone a luta, não lamente. Deus tem outros caminhos e Ele conhece até mesmos os atalhos. Precisamos saber que os bloqueios e os impedimentos são passageiros. Paulo sabia muito bem essa verdade. Não perca o ânimo, mantenha a disposição. A sua vida será sempre vitoriosa apesar dos bloqueios. Este caminho pelo qual Deus levará você até a sua “Roma”, apesar de todos os espinhos e dificuldades, é um caminho de bênçãos e vitórias. Levante a cabeça, olhe para o alto e siga em frente. Se o caminho está bloqueado, Deus hoje está abrindo um novo caminho para a sua vida. Poderemos nunca visitar a Espanha, mas se Roma é o nosso destino dado por Deus chegaremos lá sãos e salvos para que Deus seja glorificado em nossas vidas através da nossa obediência á Sua vontade, pela alegria de obedecermos aos seus planos e às suas ordens. Um Novo Caminho , caminho do sobrenatural de Deus em nome de Jesus !



1 comentários:

Ricardo Rodrigues disse...

Saudades de tu Reverendo.

Postar um comentário