ESTUDO : PROFETIZA A ESSES OSSOS: "OSSOS SECOS OUVI A PALAVRA DO SENHOR“


 UM ESTUDO EM EZ 37.1-28
INTRODUÇÃO: Vivemos tempos de crises em todos os segmentos da vida e da sociedade. A crise é um tempo de oportunidade. Os grandes avivamentos da história começaram em tempos de profunda sequidão espiritual, apatia religiosa e abandono da fé. Estamos vivendo uma aguda crise na igreja evangélica hoje. Quando o povo de Israel estava como um vale de ossos secos, Deus realizou um milagre e pôs a nação de pé. Eles eram como um vale de ossos secos. Não havia vida neles. Ou Deus se manifestava ou estariam completamente perdidos. É Deus quem age hoje na vida da igreja. É Deus quem nos restaura. Dele vem a nossa cura. Dele vem a nossa libertação.
I. A CONDIÇÃO ESPIRITUAL E A NECESSIDADE DE RESTAURAÇÃO
1. O povo de Deus estava desprovido de vida espiritual. Todos os profetas quando contemplaram a condição espiritual de Israel, chamaram o povo ao arrependimento, mas ele não quis ouvir. Então, Deus mandou o cativeiro.  Agora, Ezequiel vê o progresso do mal, os resultados da desobediência e os frutos da rebeldia. Agora não é apenas um povo doente. A enfermidade dá lugar à morte e a morte à desintegração orgânica. O monte de ossos secos, sem vida, sem esperança é toda a casa de Israel (v.11). O v. 13 diz que eles estavam em sepulturas existenciais. Haviam antecipado a morte por não terem tomado posse da vida.
2. O povo de Deus estava disperso. Havia falta de vida e também falta de comunhão. O pecado separa, divide, afasta as pessoas.
3. O povo de Deus estava como um vale de ossos secos. Esta era a condição de Israel e a situação de muitos crentes hoje: ausência de vida, de entusiasmo, de prazer na Casa de Deus, de deleite na oração. A vida abundante que Cristo oferece parece estar ausente. O poder do Espírito Santo parece ser algo desconhecido. Muitos crentes estão dormindo. Outros estão imitando e amando o mundo. Outros estão flertando com o pecado. Outros estão apáticos às coisas de Deus.


4. O povo de Deus manifestava sinais de morte. Um morto não tem apetite, não tem ação nem vida. Uma pessoa morta espiritualmente não tem fome e sede de Deus. Ela não tem prazer na leitura da Bíblia, nem no culto, não busca em primeiro lugar as coisas lá do alto. O que a atrai são os prazeres do mundo. Deus fala, chama, exorta, mas ela não escuta. Não se constrange com o amor de Deus nem se abala com o fogo do inferno. Não se importa com a condição dos perdidos. O morto não se levanta, não trabalha para Deus, não tem tempo para Deus.Ele se deteriora. Israel já era como um monte de ossos secos. Talvez haja pessoas espiritualmente mortas aqui. Há maridos, esposas, filhos e pais mortos espiritualmente.
II. DEUS, O ÚNICO AGENTE DA RESTAURAÇÃO
1. Deus é quem toma a iniciativa da restauração. Tudo provém de Deus. Ele é quem nos escolheu; quem nos chama; quem nos justifica; quem nos transforma; quem nos levanta a da morte. A iniciativa da restauração vem de Deus. É Deus quem faz Ezequiel andar no meio da vale (v. 2); quem pergunta ao profeta (v. 3); quem manda o profeta profetizar (v. 4). Toda a ação para levantar da morte é iniciativa divina (v. 5-6).
2. Deus é quem age milagrosamente levantando os mortos da sepultura espiritual. Deus perguntou ao profeta: “Filho do homem poderão reviver esses ossos?”. Ezequiel disse: “Senhor Deus, tu o sabes”. Se Deus quiser, os mortos se levantam. SE Deus quiser o leproso fica limpo. SE Deus quiser, o paralítico anda. SE Deus quiser, o bêbedo se torna sóbrio. SE Deus quiser, o drogado fica livre. SE Deus quiser, o feiticeiro corre arrependido para os braços de Jesus. Deus pergunta hoje: é possível a nossa igreja receber uma poderosa restauração? É possível esta igreja ser cheia do Espírito Santo? É possível nossos pastores serem tochas acesas nas mãos do Senhor? É possível termos líderes cheios da unção do alto? É possível termos jovens santos? É possível termos famílias piedosas? É possível esta igreja ser uma igreja de oração? É possível esta igreja ser uma ganhadora de almas?É possível essa Igreja entender a visão que Deus tem me dado? Ezequiel respondeu: “Senhor Deus tu o sabes!” SE Deus quiser ele pode fazer dos pastores homens cheios de intrepidez, fortalecer os fracos, levantar os caídos. Se Deus quiser, ele pode inflamar esta igreja
III. OS INSTRUMENTOS DA RESTAURAÇÃO
1. A Palavra de Deus. Deus então diz: “profetiza a esses ossos: ossos secos ouvi a Palavra do Senhor” (v. 4). Deus chama os mortos pela Palavra. Não há outro instrumento. Hoje muitas igrejas têm abandonado a Palavra, têm pregado outro evangelho, tem pregado doutrinas de homens, tem pregado o que o povo quer ouvir. Mas se queremos ver os mortos recebendo vida, se queremos ver conversões verdadeiras, precisamos pregar a Palavra. Há poder na Palavra! A Palavra é o poder de Deus para a salvação. A Palavra deve ser prega com lágrimas e no poder do Espírito. E na Igreja Betel só temos pregado a Palavra.
2. O Espírito Santo (v. 5-10). Quando o Espírito vem, assopra e entra nesses ossos é que eles recebem vida; quando o Espírito entrou neles, eles se levantaram como um exército. Precisamos do sopro do Espírito trazendo vida, levantando os caídos, ressuscitando os mortos espirituais. É o Espírito Santo quem regenera quem convence de pecado, quem nos batiza no corpo, nem nos dá nova vida.
 IV. O PROCESSO DA RESTAURAÇÃO
1. Ruído. Houve um ruído, um barulho, uma agitação. Mas isso ainda não é vida. Restauração não é barulho, agitação, estardalhaço, gritaria, emocionalismo. Não se gera vida com propaganda e com marketing. Ezequiel não confundiu barulho com criação, nem atividade com unção, nem agitação com avivamento.
2. Ajuntamento. Houve um processo. Os ossos que estavam espalhados, dispersos, se ajuntaram. Voltaram às suas origens. Ficaram em ordem. Mas ainda eram ossos secos, sem vida, sem fôlego. Talvez ficássemos satisfeitos com isto. Ezequiel não. De que vale um bando de esqueletos? Eles poderiam por acaso lutar as guerras do Senhor?
3. Tendões e carne. Eles agora estavam de pé. Agora tinham uma estrutura. Agora pareciam gente. Mas ainda estavam mortos. Podemos ter estrutura, doutrina, preceitos, mas ainda falta vida. Podemos ter religião, podemos frequentar a igreja, mas precisamos de vida!
4. Pele. Agora eles tinham aparência, beleza, formosura, mas ainda estavam mortos. Eram, ainda, cadáveres. Você pode parecer filho de Deus, poder aprender um vocabulário evangélico e ter aparência de filho de Deus e ainda não estar vivo.
5. O Espírito entrou neles e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso. Só o Espírito pode regenerar a sua alma. Só o Espírito pode transformar sua vida, só o Espírito pode trazer restauração em nosso meio. Só o Espírito pode fazer jorrar rios de águas vivas dentro de nós. Só o Espírito Santo pode nos dar poder e fazer esta igreja levantar-se como um poderoso e numeroso exército!
CONCLUSÃO: Os ossos secos passaram a viver e se puseram em pé como um exército (v. 10). Deus pode nos levantar. Deus nos pode unir. Deus pode nos dar um só coração, um só propósito, para sermos nesta igreja como um exército do Senhor, a nos levantarmos em nome do Senhor, para fazer a obra do Senhor. Os ossos secos saíram da sepultura existencial (v. 12-13) Nesta noite, o Espírito Santo pode quebrar o poder da morte em sua vida, desatar você das vestes mortuárias e fazer de você uma pessoa livre, cheia de vida! Como consequência da renovação haveria uma experiência profunda com Deus (v. 6, 13,14), numa nova unidade espiritual (v.22-25). Deus restaura relacionamentos quando o Espírito Santo sopra sobre nós. Teremos comunhão contínua com Deus (v. 26-28). Deus porá o seu santuário no meio do seu povo para sempre. Ele será nosso Deus e nós seu povo. O santuário estará no meio do seu povo para sempre. Isso significa comunhão. A nossa maior recompensa é Deus. Nossa maior herança é Deus. A vida eterna é conhecer a Deus. O céu é comunhão com Deus. O Espírito nos tira da morte e nos restaura para termos comunhão com Deus. Profetiza, Igreja Betel e todos nós vamos ouvir a Palavra de Deus. Ouvindo a Palavra estaremos no centro de um poderoso avivamento pelo poder do Espírito Santo.

12 comentários:

Rosinéia Santos disse...

gostei muito desse estudo de Ezequiel,sobre os ossos secos,nos dias de hoje são pessoas que não crê em Deus e que já estão mortas pra Deus,é isso?Será que eu entendi?Qual o significado em poucas palavras desse texto bíblico!!!Me responda por favor que se refere os ossos secos???????????????????????????????

Rosinéia Santos disse...

Gostaria muito de uma explicação mais clara a respeito do vale dos ossos secos,por acaso entendi que são pessoas vivas que estão mortas espiritualmente pra Deus,,,é isso que entendi,por favor me clareia a minha mente?????

Israel Forte disse...

A visão de Ezequiel se refere ao povo de Israel e Judá que estavam como o vale de ossos secos: mortos em sua esperança e longe de Deus.
Aplicando em nossos dias, o vale de ossos secos representa sim as pessoas vivas que estão mortas em seus deleites e pecados.

Maria Penha disse...

São pessoas que estão mortas espiritualmente,achando que estão vivas,aparentemente estão vivas mais por dentro já estão mortas espiritualmente,DEUS pode dar vida,muitos não querem,realmente um compromisso com DEUS e isso exige renuncia,deixar de fazer as vontades da carne ,para que Deus esteja em primeiro lugar,muitas vezes enganamos a nós mesmos achando que estamos bem,mais precisamos buscar ao SENHOR em oração,na palavra de de DEUS,e perguntar a DEUS COMO ESTAMOS DIANTE DELE,EU TENHO CERTEZA QUE ELE NOS RESPONDERÁ,E VAI NOS MOSTRA ONDE PRECISAMOS MELHORAR ,DEUS DAR VIDA E VIDA EM ABUNDANCIA.AVIVAMENTO VEM PELO PODER DA PALAVRA DE DEUS,ENTÃO PRECISAMOS ESTUDAR,MEDITAR E COLOCAR EM PRÁTICA.







Claudemir Felix disse...

Rosinéia Santos: é isso mesmo na igreja de Deus hoje em dia tem muitos cristas vivos mas mortos esperitualmente vai pra casa do pai mas nao com o ituito de buscar sua presença mas como se fosse uma obrigaçao uma rotina!agora quando fala vai ter um cantor famoso ae a igreja lota temos q buscar a Deus temos q agradar Deus nao aos homens bem foi isso q esse estudo mi passou vigia igreja acorda nao e hora de brincar de ser crente os sinais esta ae veja quem quer nao tem hora e nem dia para q Jesus Cristo venha buscar sua noiva e eu quero esta no meio de seu povo amem que a paz do senhor esteja com vosco amem!

Unknown disse...

É o que a Igreja esta prcisando nestes ultimos dias que alguem profetisa nos coraçôes endurecidos dos nossos irmãos dos nossos jovens dos snehores das senhoras dos pastores porque tem que comesar la de cima eu espero que Deus tenha mizericordea da sua Igreja nestes ultimos dias que Deus nos abénçoa.

Jose Claudio dos Santos disse...

É o que a Igreja esta prcisando nestes ultimos dias que alguem profetisa nos coraçôes endurecidos dos nossos irmãos dos nossos jovens dos snehores das senhoras dos pastores porque tem que comesar la de cima eu espero que Deus tenha mizericordea da sua Igreja nestes ultimos dias que Deus nos abénçoa.

Felipe Prado disse...

A paz de Deus seja convosco
Na própria palavra de Deus diz que temos a palavra profética se vcs estiverem com dúvidas como transmitir a palavra profética ( profetiza ) dobrem seus joelhos e comecem a fala com Deus pois ele nos ouve e nos responde pois Deus nos deu autoridade para profetizamos palavras boas só tomamos cuidados com as palavraa que vamos profetiza pois tudo qie dizemos ja e como estamos profetizando para acontecer não é revelando o futuro é nem o presente mais se profetizamos com fé e só a pessoa que vc proferizar crer que Deus vai responder e vai cumprir a profecia que vc profetizou na vida ou a favor da pessoa ....

Queila Cristiane disse...

Ameiiii essa palavra

Unknown disse...

muito bom a exoplicacao ronildo

Maria Jose disse...

Muito bom!!!

Maria Jose disse...

Muito bom

Postar um comentário