ESTUDO:“... PORQUE ELE NÃO SABIA AINDA QUE JÁ O SENHOR SE TINHA RETIRADO DELE”:


LIÇÕES DA VIDA DE SANSÃO

                 Texto Bíblico: Jz 16.19-31
Introdução: A história de Sansão é uma história triste que se repete ainda hoje na vida de muita gente que se diz crente em Jesus. Durante cerca de 20 anos ele foi um instrumento designado por Deus para libertar Israel. Deus o escolheu através de uma mensagem profética enviando um anjo aos seus velhos pais vaticinando sua grande missão e tarefa. Deu–lhe o Senhor uma força descomunal que fez dele um homem invencível. mas o Senhor também estabeleceu regras para que o seu ministério tivesse êxito: fé e obediência Nada conseguia destruí-lo. Não podendo ser vencido pelos seus inimigos, nada o impedia de ser um instrumento de Deus a não ser ele mesmo. Sansão foi derrotado pela sua própria fraqueza e obstinação. Vejamos o que podemos aprender da vida desse grande Libertador e as lições práticas para a nossa edificação espiritual.

1. O MAIOR INIMIGO DE SANSÃO FOI ELE MESMO
A FRAQUEZA DE Sansão gera algumas reflexões para nós hoje:

a) Como permanecer firme onde Deus nos colocou? Muitos vivem bem, têm momentos grandiosos, arrebentam as trancas das portas do inferno e resistem durante muito tempo ao adversário. Por causa de muitos homens, montes foram removidos pela fé.
b) Mas de um momento para o outro, muita gente nos surpreende porque entregam os pontos, desistem de continuar lutando, como aconteceu com os crentes da Galácia que deixaram o apóstolo Paulo perplexo (Gl 1.).

c) Na ânsia de satisfazer os seus próprios desejos, Sansão caiu da posição da qual Deus o colocara. Cedeu ao assédio do mundo e da sua própria carne e foi vencido pelo mal. Dalila, uma sedutora e inescrupulosa mulher assediou Sansão todos os dias até conseguir destruí-lo. Dalila começou a acariciar os cabelos e o rosto de Sansão “fazendo dormir em seu colo”. Ele foi mimado por ela a ponto de perder a dignidade. Dormiu nos joelhos de sua virtual assassina. O nome “Dalila” significa sensual. O invencível servo de Deus Sansão se deixou encantar pela sensualidade de Dalila, um instrumento a serviço de satanás.

d) Há um perigo enorme e terrível por trás desse flerte com o mundo. Você precisa saber quem está alisando os seus cabelos!

2. OS ATAQUES DE SATANÁS TEM UMA APARÊNCIA ILUSÓRIA DE BELEZA E FASCINAÇÃO
a) Quando o mundo quer nos conquistar, ele não nos ataca, não critica nem ameaça. Ele sabe como fazer dormir, como flertar. Ele se aproxima de devagar com muita sutileza, sabe como seduzir. Não existe amante com cheiro de cebola. A sedução, na qual satanás é mestre vai acontecendo aos poucos, pela proximidade, pela insistência.

b) Sabe qual o fim dessa história? VOCÊ ACABA FICANDO CARECA!Há muita gente que já perdeu os cabelos espirituais (a honra, a dignidade, comprometeu o caráter). Há muita gente que perdeu a direção e o caminho; sequer tem força para abrir uma porta, que dirá disposição para derrubar portões de ferro.

c) O mais triste é que essas pessoas não percebem que estão carecas. Passe as mãos sobre os seus cabelos espirituais e veja se você não está ficando careca ou já está careca. Imagine se pudéssemos passar as mãos sobre os cabelos espirituais do nosso coração. Como o  encontraríamos?

3. SANSÃO SÓ PERCEBEU QUE ESTAVA CARECA QUANDO JÁ ERA TARDE DEMAIS

a) O careca Sansão de tanto flertar com o pecado acabou dormindo e só foi acordado com um grito de Dalila: “os filisteus vêm contra ti”. Ele achou que seria como das outras vezes, nas quais sempre ele se recuperava porque Deus vinha ao seu favor. Mas daquela vez era muito diferente. O Espírito do Senhor havia se afastado dele. Não resistindo à pressão de Dalila, ele traiu seu segredo com Deus: revelou a unção e banalizou o ministério. Os segredos de Deus são exclusivos e nossos não podem ser compartilhados com o mundo. Sansão estava careca, não tinha mais a unção de Deus. Não pode fazer como o profeta Eliseu que, zombado por ser careca, respondeu com o sobrenatural da unção dobrada que havia herdado de Elias ( 2 Rs 2.23,24).

b) Os filisteus representavam a opressão, a importunação, roubo e ataque. Sansão não pensou nessa força opressora quando se deixou seduzir. Os filisteus o prenderam, furaram os seus olhos e o levaram para a cidade de Gaza.
c) A primeira coisa que satanás faz com o homem é cegá-lo. Uma pessoa espiritualmente cega não tem como se defender do mundo e do adversário. Há pessoas assim na Igreja cegas completamente: perderam a visão da chamada, o senso da responsabilidade, a fidelidade das promessas. Cegos e carecas, entregam-se a espíritos imundos e enganadores profetizando por demônios, pregando heresias por espíritos enganadores. Para os carecas sim porque primeiro perde a unção (fica careca) para depois perder a visão (fica cego). Para os cegos espirituais tudo é motivo para desistir, abandonar o trabalho, encolher as mãos se esconder. Os cegos espirituais vivem rodando de igreja em igreja, de ministério em ministério... não enxergam, não tem direção. Por causa da cegueira perderam o caminho.

d) Cego e careca Sansão não podia mais exercer o seu ministério de libertador nem guerrear as batalhas do seu povo, sua tarefe principal. Quantos já não estão assim, abandonaram as trincheiras e as fileiras entregando os pontos, se deixando vencer nas guerras da família, dos filhos, da vida profissional, batalhas da mente e do coração, batalha da fé que uma vez por todas foi entregue aos santos (Jd1).
e) Os filisteus prenderam Sansão com algemas e zombavam dele, que estava amarrado, careca e cego divertindo os filisteus. Que situação para um homem que teve seu nascimento, sua vida e ministério anunciados por um anjo !Fizeram uma festa no templo do seu deus para celebrar a queda do servo do Senhor. O mundo e os demônios se alegram com a queda de um filho de Deus. Quando um crente cai, principalmente um líder, o inferno prepara uma festa para comemorar. O mal prepara a grande farra do boi do inferno para que todos sejam induzidos a duvidar da bondade de Deus, do Seu amor e da Sua misericórdia.
4. A FIDELIDADE E MISERICÓRDIA DE DEUS PARA O CORAÇÃO ARREPENDIDO

a) Ao ser humilhado, derrotado, careca e cego, Sansão clamou a Deus e se humilhou e confessou suas falhas. Envergonhado e triste ele fez uma humilde súplica ao Senhor, v.28:
·        “Ele clamou: ““ Peço-te”, Deus não nega um pedido humilde de um coração arrependido.

·        Ele trouxe à memória do Senhor o sobrenatural da sua vida: “que Te lembres de mim”

·        Ele desejou ter ainda que por um momento a unção do passado: “dá-me forças só esta vez”

·        Ele quis reparar o estrago ministerial que se permitira deixar acontecer: “para que me vingue dos filisteus ao menos por um dos meus olhos”
b) Deus ouviu a humilde súplica de Sansão e aí aconteceu algo tremendo: o cabelo de Sansão começou a crescer e os filisteus não perceberam. Cego e humilhado, colocado como espetáculo público para o mundo, ele se aproximou de Deus e se humilhou. O cabelo estava crescendo e Deus estava agindo, ninguém percebeu, mas Deus estava agindo. Os filisteus achavam que Sansão jamais teria o mesmo poder, mas os cabelos estavam crescendo, a unção estava de volta. Enquanto sansão girava o moinho, os olhos espirituais foram abertos e o cabelo estava crescendo. Eles estavam tão acostumados a ver Sansão amarrado que sequer notaram o que Deus estava fazendo.

c) Deus quer fazer o seu cabelo crescer novamente. Ele quer devolver a você a mesma força, o mesmo poder, a mesma unção. Ele quer dar a você a oportunidade de abraçar as colunas que sustentam a casa dos seus inimigos. Sejam o que for estas colunas precisam cair: uma tentação sensual, uma crise financeira, um desajuste conjugal, uma doença incurável. Deus quer que você abrace essas colunas e ponha tudo abaixo. Assim como Sansão, Jesus também sofreu humilhações e zombarias, Mas um dia Ele abriu os braços na cruz do Calvário e derrubou as colunas da morte e do inferno para nos dar a vida eterna.

Conclusão: Sansão morreu no desejo de cumprir seu ministério: libertador do seu povo. Afirma a Bíblia que foram mais os que ele matou em sua morte do que os que matou em vida. Mas nós, ainda que venhamos a fracassar em algum momento da vida, não precisamos morrer. Jesus fez isso por nós. Ao renovar seu voto de obediência e entender a importância da sua missão, Sansão recebeu de volta a mesma unção. Vamos renovar sempre nossos votos de fidelidade, de entrega de compromisso, de obediência, de santidade. O cabelo espiritual de muitos carecas pode começar a crescer agora! Em nome do Senhor Igreja Betel, derrube agora as colunas que sustentam a casa dos seus inimigos!

 

 

5 comentários:

Edii disse...

Muito forte !! Que Deus continue te abençoando, e que nunca perca a essência do Espirito Santo.

Unknown disse...

Nossa não tinha ouvido a historia de sansão por esse lado muito lindo parabéns Deus Continue te abençoando varão

Iann Jesus disse...

Deus o abençoe, essa palavra foi dita para mim hoje no culto, e agora vi a confirmação através dessa palavra.
Deus ainda fala com o povo. Deus é fiel

Unknown disse...

Meu Deus, que entendimento abençoado!!!! a unção volta... o alegria grande!!!! obrigada Jesus

PROCURANDO DOLLY disse...

linda reflexão, edificou minha vida continue sendo usado poderosamente n a presença do senhor. Deus te abençoe

Postar um comentário