ESTUDO BÍBLICO:“... O DEUS DOS CÉUS É QUEM NOS DARÁ BOM ÊXITO; NÓS, SEUS SERVOS, NOS DISPOREMOS E REEDIFICAREMOS”. UM ESTUDO NO LIVRO DE NEEMIAS



(Parte III)
Texto Bíblico: Neemias 2.
Tendo orado ao Senhor e jejuado, Neemias retomou a sua função de copeiro do Rei Artaxerxes. O copeiro do rei tinha responsabilidade de escolher o vinho e prová-lo antes de dar ao Rei para beber e assim evitar qualquer tipo de envenenamento. Neste capítulo vamos comentar duas situações em que Neemias precisou de duas grandes qualidades em um líder: coragem e determinação. Coragem porque pedir ao Rei eu revertesse uma decisão anterior( Em Ed 4.21 há uma ordem do Rei para que a cidade não fosse edificada senão por ordem expressa dele) e Determinação porque precisava animar o povo para reedificação dos muros. Vejamos as lições preciosas para nós líderes da Igreja Betel.
I. A FÉ PRODUZ CORAGEM NOS MOMENTOS DIFÍCEIS

a) Neemias nunca estivera triste antes diante do Rei. Qualquer comportamento estranho poderia ser punido com prisão e até morte;
b) Neemias temeu a ira do Rei porque estava triste em uma ocasião de festa;

c) O medo da resposta do Rei produziu grande temor. Ele precisava que o Rei fizesse grandes concessões;
d) Deus mostrou ao rei a tristeza de Neemias. Na Antiguidade quando ao interesse partia do Rei ao menos uma resposta positiva era assegurada (Veja o episódio da Rainha Ester e o Rei Assuero Et 5.2,3);
e) Coragem e Verdade andam juntas. Neemias declarou ao Rei o motivo da sua tristeza. O erro de muitos líderes está em tentar resolver algumas coisas mentindo e escondendo os fatos;
f ) Ao ouvir a razão da tristeza de Neemias, o Rei quis saber o que ele desejava, qual era o pedido.Uma vez mais Neemias afirma que orou ao Senhor antes de dizer o que queria. Eu tenho dito aos nossos líderes que tudo passa pela oração. Não devemos fazer ou tratar de alguma coisa sem o aval de Deus na oração.
 g) Ao responder ao Rei , Neemias foi específico em seus pedidos:
·      Queria autorização para reedificar a cidade;
·      Especificou o tempo sua ausência das funções de copeiro
·      Pediu cartas: para viajar com segurança e entrar em Judá;para conseguir madeira para as portas da cidade e para a casa onde ficaria enquanto durasse o projeto
h) As vezes nada conseguimos porque faltam metas, alvos e objetivos.
i) Neemias reconheceu que a boa mão do Senhor era com ele.
j) Ele pediu que Deus concedesse que fosse bem sucedido na tarefa da reconstrução;
k) Antes de começar a tarefa e dar início aos projetos, ele foi informado que alguns inimigos não gostaram de saber que ele viera procurar o bem de Israel.
l) Sambalate (“deus lua é vida”) e Tobias (O Senhor é bom) foram grandes inimigos de Neemias e tudo fizeram para prejudicar a reedificação dos muros.
m) Quando temos projetos e metas na vida não temos que esperar que todas as pessoas estejam do nosso lado e tenham a mesma visão. O líder preciso ele mesmo, primeiro, estar convicto e certo da direção de Deus para vencer os obstáculos e um dos mais difíceis é a falta de visão e apoio dos que deveriam estar juntos.
II. POR CRER NO IMPOSSÍVEL,COMPARTILHOU A VISÃO.
a)  Neemias procurou primeiro se certificar da situação caótica da cidade
b)  Antes de compartilhar a visão com muitos,Neemias agrupou alguns homens primeiro e por várias vezes visitou os lugares desolados e os destroços, fazendo uma inspeção noturna. Ele estava consciente das bênçãos de Deus. Ele sabia que era um projeto abençoado por Deus.
c)  Até o momento certo, Neemias não revelou a sua estratégia. Ele precisava ter conhecimento de causa para então anunciar a todos o que queria fazer. Se o líder não se convence a si mesmo, como convencer os outros ? Um líder desanimado, como poderá animar os demais? O líder sem fé como poderá contagiar os outros?
d)  Quando compartilhou a visão, Neemias:
 ·      Expos a situação terrível na qual se encontrava a cidade, o muro e as portas
·      Convidou o povo a reedificar os muros
·      Pediu que a situação de opróbrio fosse revertida
e)  Neemias deu testemunho da boa mão do Senhor( a autorização do rei, as cartas com permissão para reconstruir tudo)
f)   Ao ouvir Neemias, o povo se animou a edificar os muros, as mãos foram fortalecidas. É preciso comunicar a visão, compartilhar os alvos, estabelecer as metas para que as pessoas  façam dos desafios da liderança os seus desafios.
g)  O número de inimigos aumentou. Agora além de Sambalate e de Tobias surgiu Gesém . Os três zombaram e desprezaram Neemias e seu grupo.
h)  Ao responder às provocações de seus opositores Neemias foi enfático e afirmou que:
·      O Deus dos céus daria bom êxito;
·      Eles estariam dispostos a fazer a obra;
·      Ele reedificariam os muros;
·      Ele não teriam parte nem direito, nem memorial em Jerusalém.

0 comentários:

Postar um comentário